Na mensagem enviada ao Arcebispo siro-católico de Bagdá, Dom Athanase Matti Shaba Matoka, para as exéquias dos 58 assassinados no massacre perpetrado por extremistas muçulmanos na catedral católica desta cidade no Iraque, o Papa Bento XVI assinalou que o sacrifício destes irmãos deve ser semente de paz e ânimo para trabalhar pelo bem comum.

No texto enviado pelas exéquias celebradas esta terça-feira, o Santo Padre manifestou estar "profundamente comovido pela violenta morte de tantos fiéis e dos sacerdotes Tha'ir Saad e Boutros Wasim. Desejo em ocasião do sagrado rito das exéquias, fazer-me espiritualmente partícipe, enquanto rezo para que estes irmãos e irmãs sejam acolhidos pela misericórdia de Cristo na Casa do Pai".

Seguidamente o Papa recorda que "há anos amado país sofre inexprimíveis penas e também os cristãos se converteram em objeto de ataques brutais que, em total desprezo pela vida, inviolável dom de Deus, querem minar a confiança e a convivência civil".

"Renovo meu chamado para que o sacrifício destes irmãos e nossas irmãs possa ser semente de paz e verdadeiro renascimento e para que quem tem no coração a reconciliação, a fraterna e solidária convivência, encontrem motivo e força para trabalhar pelo bem", continuou Bento XVI.

"A todos vós, queridos irmãos e filhos, chegue minha confortadora Bênção Apostólica, que com agrado estendo aos feridos e a suas famílias tão duramente provadas", conclui a mensagem