O Bispo de Padang, Dom Martinus Situmorang, revelou à agência vaticana Fides que as populações mais afetadas pelo tsunami que açoitou as ilhas Metawai na Indonésia são as habitadas por católicos.

"Justo no sul das Metawai, no lado oeste das ilhas, devastado pela onda (...), encontram-se as aldeias católicas. Os oito mil fiéis presentes sofreram graves perdas", declarou o Bispo à Agência vaticana Fides.

Dom Situmorang explicou que "nos mobilizamos sem duvidar para ajudar neste desastre que nos afeta diretamente: enviamos já os primeiros auxílios. Como diocese alugamos um navio que partirá amanhã para a ilhas carregado com ajuda humanitária".

"Uma equipe da Cáritas se encontra já na zona do tsunami e está trabalhando junto aos quatro sacerdotes e as quatro religiosas que vivem na zona. Os religiosos se encontram em primeira linha assistindo e dando consolo à população", acrescentou.

Do mesmo modo, fez um chamado aos católicos das Mentawai a não desanimar-se diante do desastre. "Agora não nos devemos perguntar como e por que, mas sim devemos estender as mãos e o coração a Deus, com fé e oração. Não tenham medo, mas esperança: o Senhor e os irmãos estão perto de vós no sofrimento", explicou.

Dom Situmorang espera dos fiéis "um grande esforço de solidariedade: não é o momento de discutir ou perder o tempo, mas é urgente levar ajuda e mostrar concretamente o amor aos nossos irmãos vítimas da catástrofe".