O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, assinalou que com seu vasto ensinamento o Papa Bento XVI anima constantemente a todos a reconhecerem e acolherem sua vocação à vida plena na verdade e na caridade. Por isso, exorta a usar bem a razão sustentada na autêntica liberdade.

Assim o indicou o Cardeal esta quarta-feira na Embaixada da Itália ante a Santa Sé ao apresentar o primeiro volume em italiano da "opera omnia" de Joseph Ratzinger intitulada "A teologia da Liturgia".

Depois de assinalar que o Santo Padre sempre defendeu que o Concílio Vaticano está em continuidade com a Tradição da Igreja, o Secretário de Estado assinala que este primeiro volume das obras do Papa constituem "a tentativa de ajudar a Igreja em uma grande renovação que se faz possível só se ‘amarmos o Amado’, como insígnia a liturgia, um amor que dá fruto na vida cotidiana".

Esta ajuda à Igreja Joseph Ratzinger sem deu, "em toda uma vida de investigação" que gerou mais de uma centena de volumes e mais de 600 artigos, dos quais a "opera-a omnia deve dar conta no conjunto dos 16 volumes previstos".

O Cardeal Bertone ressalta logo o método teológico do Papa que "parte sempre de uma séria e aguda análise bíblica, para passar logo aos Padres da Igreja –dos que possui um conhecimento muito profundo– para chegar logo à reflexão teológica sistemática".

Este rigoroso processo, conclui o Secretário de Estado, "não se converte nunca em uma ‘jaula’ para o pensamento, mas é uma garantia para oferecer uma palavra original e iluminadora sobre o presente".