As primeiras palavras oficiais do Papa Bento XVI em Barcelona no próximo 7 de novembro serão pronunciadas em catalão, na Missa de consagração da Sagrada Família, já que o rito inicial da liturgia será em catalão, assim como as leituras da missa e o rito de consagração da igreja.

O Papa também empregará o galego durante a homilia da Eucaristia que terá lugar no dia 6 de novembro na Praça do Obradoiro.

Conforme explicou o porta-voz da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, a liturgia da Missa da Sagrada Família será em espanhol, catalão e latim. Assim, o evangelho e o rito de comunhão serão pronunciados em espanhol.

Neste sentido, o Pe. Lombardi destacou que o Papa pronunciará parte da homilia em catalão, embora a grande maioria dos discursos do Papa em Barcelona "serão pronunciados em espanhol" para que possam chegar "a um auditório mais amplo".

Além disso, comentou que a homilia da missa de consagração da Sagrada Família fará referência a Antonio Gaudí e sua obra e estará dedicada à relação entre a arte e a fé, a vida cristã e a família como núcleo da sociedade.

Neste sentido, assinalou que Gaudí era uma pessoa "absolutamente identificada com seu trabalho" e que "expressa sua fé também através dele". Entretanto, o porta-voz da Santa Sé assinalou que o motivo da visita do Papa "não é apoiar a causa de beatificação de Gaudí, que segue seus curso normal", mas "consagrar uma obra magnífica que tem um grande significado para a Igreja na Catalunha".

Por sua parte, o Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluis Martinez Sistach, lerá a Bula de promulgação da Igreja da Sagrada Família como Basílica. Enquanto, o ângelus do domingo será pronunciado pelo Papa em latim desde a Fachada do Presépio da Sagrada Família.