O Papa-móvel que Bento XVI utilizará em 7 de novembro em seu passeio por volta da Sagrada Família do Palácio Arcebispal de Barcelona chegou esta sexta-feira em avião à cidade do Vaticano, conforme pôde confirmar a Europa Press.

O veículo, que o Papa utiliza para suas aparições públicas, foi recebido no Aeroporto de Prat pela Guarda Civil, que é o corpo policial que tem as competências em segurança neste recinto.

Depois o veículo papal será entregue à Polícia Nacional, que o custodiará até o dia de seu desfile pela capital catalã, no qual lavará um banho de massas ao qual se prevê que acudam perto de meio milhão de pessoas, somando os fiéis que participarão dos atos da jornada.

O Papa-móvel, do qual se calcula que só existem três exemplares no mundo, atualmente é um Mercedes-Benz modificado com um pequeno habitáculo vidrado na parte posterior, onde se senta o Papa.

Depois do atentado contra João Paulo II, em 13 de maio de 1981, estes vidros foram blindados. Entretanto, em ocasiões foi conduzido com as janelas descidas.

Na visita do Papa ao Reino Unido, o Papa-móvel chegou só um dia antes.

Embora se especulasse que o veículo chegaria com o Pontífice procedente de Santiago de Compostela, que celebra o Ano Compostelano, finalmente este permanecerá na cidade dez antes do evento.

O outro Papa-móvel já está em Compostela

O Papa-móvel no qual Bento XVI se deslocará no próximo 6 de novembro durante sua visita a Santiago de Compostela chegou na sexta-feira a bordo de um avião Hércules do Exército ao aeroporto da Lavacolla, de onde foi transladado à Delegacia de Polícia no centro da capital.

O avião que transportava o veículo papal aterrissou às 15.10 horas no aeródromo militar escoltado por efetivos da Polícia Nacional e do Guarda Civil e por pessoal da Aena, que se encarregou do desembarque de diversos materiais e do Papa-móvel, que posteriormente foi transladado em um reboque até a Delegacia de polícia.

Todas as operações estiveram fiscalizadas por Salvador Domato, coordenador da visita de Bento XVI a Santiago de Compostela, que segundo as previsões eclesiásticas atrairá a 200 mil pessoas.

Para a ocasião se desdobrará um dispositivo de segurança de mais de 6.000 agentes entre Polícia Nacional e Guarda Civil, que estarão ajudados pelas polícias local e adscrita à comunidade autônoma, assim como por voluntários da Defesa Civil, do Arcebispado de Santiago e do ente público Xacobeo, a prefeitura local.