O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, assinalou esta manhã que o Papa Bento XVI está muito contente por sua próxima viagem à Espanha, nos próximos dias 6 e 7 de novembro a Santiago de Compostela e Barcelona, cidades nas que o Santo Padre nunca esteve antes.

Na roda de imprensa o sacerdote jesuíta assinalou que embora as cidades sejam distintas, "ambas parecem ter um significado muito universal, bastante amplo". No caso da primeira, indicou, "é claramente um lugar para a devoção cristã, para a piedade há séculos" em referência ao Caminho de Santiago que seguem muitos peregrinos de todas as partes do mundo.

Em Santiago de Compostela o Santo Padre, explicou, também completará o "rito do peregrino", entrando pela Porta Santa e abraçando a estátua do Apóstolo Santiago. Na catedral também acenderá o incenso em um queimador chamado o "botafumeiro" que pende do teto do templo.

Depois de explicar alguns dos detalhes do programa do Papa nesta cidade e em Barcelona, o Pe. Lombardi comentou que o templo da Sagrada Família criado pelo arquiteto Antonio Gaudí "é verdadeiramente um trabalho extraordinário que merece atenção e uma aguda leitura, reflexão e meditação por seu significado".