O Arcebispo de Madrid, Cardeal Antonio Rouco Varela, assinalou que os preparativos da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011 exigem ter Cristo como centro de tudo.

O Cardeal inaugurou o curso pastoral 2010-2011 do Foro João Paulo II na Paróquia da Concepção de Nossa Senhora de Madrid. Em sua exposição explicou que a preparação espiritual e apostólica da JMJ está muito avançada.

Conforme informa Análise Digital, o Cardeal Rouco considerou que o objetivo está centrado no encontro com os jovens "pela natureza mesma do encontro" e "em agosto de 2011 se verá o germe da nova humanidade".

"Falar de Cristo aos jovens é fundamental e que tenham a oportunidade de conhecê-lo é decisivo. Também para a Igreja porque sem eles, a Igreja não tem futuro" e "colocar Cristo no centro da JMJ é básico e decisivo", indicou.

O Arcebispo comentou que são necessários muitos voluntários para que a organização seja um êxito e recordou as jornadas Mundiais da Juventude começaram em 1985 em Roma e foram sendo celebradas em diversas partes do continente. Dois anos depois foram convocadas em Buenos Aires e em 1989 em Santiago de Compostela.

Esta Jornada, recordou, foi um encontro de "espiritualidade e humanidade enorme", que esteve centrado na pessoa do Senhor e onde se adotou o termo de peregrino para denominar os jovens que viajavam com o Papa.