Por ocasião da festa hindu do Deepavali, o Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso, Cardeal Jean-Louis Tauran enviou uma mensagem na que destacou que o respeito e a confiança são fundamentais no diálogo inter-religioso.

Na mensagem aos seguidores do hinduísmo o Cardeal Tauran convidou a refletir sobre "a melhor forma de fortalecer nossa amizade e cooperação, garantindo e aumentando mutuamente o respeito e a confiança".

"O respeito mútuo é um dos fundamentos para a paz e a coexistência harmoniosa, assim como para o progresso na sociedade. Por outra parte, a confiança nutre todas as relações autenticamente humanas, tanto pessoais como comunitárias", disse o Cardeal.

O Presidente do Pontifício Conselho manifestou que "sabemos bem que o respeito e a confiança não são optativos, mas os próprios pilares sobre os quais descansa o edifício do nosso compromisso".

Ao concluir a mensagem assinala que quanto maior seja o compromisso de cristãos e hindus no diálogo inter-religioso "será mais pleno nosso respeito e confiança, levando-nos a redobrar a cooperação e a ação comum… Como pessoas que têm em comum o bem-estar dos indivíduos e as comunidades, podemos dar maior visibilidade com todos os meios a nosso alcance a uma cultura que promova o respeito, a confiança e a cooperação".

O Deepavali é uma festa religiosa conhecida também como o "festival das luzes", que celebram membros de várias religiões na Índia, como o hinduísmo e o budismo. Esta festa, que este ano se celebrará este 5 de novembro, marcará o início do novo ano hindu.