O presidente do Pontifício Conselho “Justiça e Paz”, Cardeal Renato Martino, apresentou o Compêndio de Doutrina Social da Igreja publicado no mês passado de outubro e o definiu como “o manifesto de um novo humanismo”.

O Cardeal –que interveio na cidade de Bolonha (Itália) na Escola de Formação para o Compromisso Social do Instituto “Veritatis splendor”– explicou que no Compêndio “se encontram as coordenadas inspiradoras e programáticas, ideais e históricas, de uma sociedade nova” e “se chega a um humanismo integral e solidário somente através de projetos elaborados e realizados graças a uma cultura social e política comum”.

O Cardeal ressaltou “a exigência de uma ação unitária para mostrar a eficácia dos projetos inspirados pela verdade da doutrina social da Igreja. Se faz tempo, o cristianismo difuso brindava o contexto de um horizonte comum de cultura e de fé, agora este deve construir-se com maior esforço”.

“A realização de projetos concretos comuns facilitaria um compromisso social e político dos católicos, não só no âmbito da fé e os valores, mas também na cultura social e política”, adicionou o Cardeal.