São Judas Tadeu é um dos santos mais populares no Brasil e nesta quinta-feira, 28, toda Igreja Católica recorda a memória do Apóstolo Simão e a deste santo conhecido por interceder pelas causas difíceis. Em cidades brasileiras como São Paulo e Belo Horizonte, a data atrai fiéis que chegam para agradecer ou fazer pedidos ao apóstolo em seu santuário.

Como recorda o portal A12, o santo é conhecido na tradição cristã como o advogado das causas consideradas perdidas, desesperadas, angustiosas ou muito difíceis de resolver satisfatoriamente, São Judas é um dos Doze Apóstolos escolhidos por Jesus para o acompanhar na Sua vida pública.

Irmão de S. Tiago Menor, primo de Jesus, seguiu o Divino Mestre de perto e depois do dia de Pentecostes dedicou-se à pregação do Evangelho na Judéia, Samaria, Mesopotâmia (hoje região do Iraque) e na Pérsia, aonde viria a morrer martirizado, juntamente com o Apóstolo São Simão, apelidado “o Zelote”. O seu corpo foi trazido para Roma, onde é venerado na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O Papa Paulo III concedeu indulgência plenária a quem visitar o seu túmulo no dia da sua festa, que a Igreja fixou no dia 28 de outubro. Narra Santa Brígida que Nosso Senhor quis reparar tal estado de coisas e fazer justiça a nome tão belo e sublimemente usado por Seu primo materno.
Numa aparição àquela famosa santa sueca, Jesus, num momento difícil, disse-lhe para recorrer a São Judas Tadeu, pois ele queria ajudar os seus irmãos neste mundo.

Canção Nova Notícias reportou hoje que os fiéis de Belo Horizonte (MG) realizam todos os meses, nesta data, vigílias, novenas, celebrações e procissões em ação de graças pelo padroeiro, no Santuário de São Judas Tadeu e nas paróquias da arquidiocese. Durante as já tradicionais festividades, o Santuário São Judas Tadeu, localizado no bairro da Graça, costuma receber cerca de 100 mil pessoas. A igreja permanece aberta ao longo da madrugada do dia 27, em vigília preparatória para as celebrações.

Neste dia, os paulistas vão até a Paróquia Santuário de São Judas Tadeu, no Jabaquara, para as festividades em honra a este santo de devoção de tantos brasileiros. Neste dia haverá missa de hora em hora e missas campais. O Arcebispo de São Paulo, o cardeal Dom Odilo Scherer celebrará a missa campal das 20h.

O endereço da página do Santuário de São Judas em São Paulo é:
http://www.saojudas.org.br/

Em Belo Horizonte a página do santuário de São Judas é:
www.saojudasbh.com.br/