Como parte da preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011 que se realizará entre os dias 16 a 20 de agosto de 2011, as demais cidades espanholas se preparam para receber nos dias prévios, de 11 a 15 de agosto, mais de 300 mil jovens de todo o mundo.

Com a inscrição a JMJ Madrid, pode-se escolher participar deste programa, denominado "Dias nas Dioceses", no qual já estão inscritos 130 mil jovens.

O Escritório de Imprensa da JMJ assinala que este evento "transformará cada canto da Espanha em uma pequena Babel, acolhendo jovens de todos os países dos cinco continentes".

Será "um tempo de convivência com atividades culturais, visitas históricas, momentos de festa e tempos de oração em santuários e lugares de peregrinação, que formam parte da identidade religiosa local".

Além disso informaram que a Cruz das JMJ segue peregrinando pelas diversas cidades espanholas. Neste mês a Cruz visitou Ávila, província que acolherá na semana prévia a JMJ mais de 6 mil jovens de 16 países.