Um homem que conseguiu escapar de um centro psiquiátrico atacou –e quase matou– o Bispo de Kamloops, Dom David Monroe, no último 22 de outubro na sacristia da Catedral desta cidade do estado de British Columbia, no Canadá. Até o momento o Prelado permanece hospitalizado com uma série de lesões na cabeça.

A polícia prendeu o suspeito do ataque, um homem de 30 anos que teria golpeado o Bispo várias vezes na cabeça com um objeto sólido.

Em declarações à agência ACI Prensa o Vigário Geral da Diocese de Kamloops, Dom Jerry Desmond, disse que o Bispo Monroe, conhecido por seu apoio ao trabalho evangelizador da cadeia internacional católica EWTN, está "descansando comodamente" e já mostra sinais de "cura" de suas lesões na cabeça.

Dom Desmond explicou pelo estado no que se encontrava o Bispo Monroe, ele mesmo teve que administrar-lhe a Unção dos Enfermos imediatamente depois de sua hospitalização na sala de emergência, onde pôde ver que o Prelado "recuperava o conhecimento e a fala".

O Vigário Geral confirmou ademais que o suspeito do ataque não conhecia Dom Monroe e que "não tinha motivo aparente" para a agressão e precisou que esta pessoa é "obviamente um indivíduo transtornado". "Com ele são duas pessoas as que precisam ser curadas, o bispo e ele", acrescentou.