Três intelectuais católicos concordam que o cristianismo no ocidente está sofrendo a queda para um “pensamento débil” que está minando a firmeza do que proclama o Credo e debilitando a identidade do catolicismo, observa o vaticanista italiano Sandro Magister.

Romano Amerio, Cantor de ópera Barsotti e Inos Biffi, são os três importantes personagens do cenário eclesiástico italiano assinalados pelo vaticanista do semanário “L’Espresso”, em um artigo publicado nesta segunda-feira com o título: “Um filósofo, um místico e um teólogo tocam os alarmes da Igreja”.

Segundo Magister, os três “expressaram e expressam um crítica bastante radical às debilidades da Igreja de hoje, sem deixar de amá-la e obedecê-la com todo o coração”.

Magister toma em consideração um recente congresso sobre  Amerio -filólogo e filósofo, consultor do bispo de Lugano durante o Concílio Vaticano II-, um livro recém publicado sobre  Barsotti –mestre espiritual e uma das figuras mais respeitadas do catolicismo italiano do último século- com motivo de seus 90 anos, e a última obra de Inos Biffi –importante  teólogo e medievalista da Faculdade Teológica da Itália Setentrional-, titulada “Verdades cristãs na névoa da fé”.

Em resumo, Magister constata nos três influentes autores uma preocupação que Biffi descreve assim: “as verdades das quais o Credo cristão recebe sua identidade e vigor, estão sumindo em uma névoa e se estão extenuando, pela introdução tão difundido de uma fé débil”.

Magister repassa os textos mais importantes sobre o desenvolvimento deste “pensamento débil” ao interior do cristianismo ocidental na coluna que publica nesta segunda-feira (em inglês e italiano) em: www.chiesa.espressonline.it/index.jsp?eng=y