O Presidente Emérito da Pontifícia Academia para a Vida e um dos mais destacados peritos mundiais em bioética, Dom Elio Sgreccia, assegurou que ser criado Cardeal pelo Papa Bento XVI é um ânimo para seu trabalho em defesa da vida.

Em declarações à Rádio Vaticano, o futuro Cardeal de 82 anos de idade manifestou sua emoção após ser apresentado na lista de 24 novos cardeais anunciados pelo Papa Bento XVI.

"Entendo que é um alento ao trabalho que humildemente procuro realizar", assinalou e prometeu que "em tudo o que possa, mobilizarei pessoas para que promovam a vida humana e sua dignidade em todos seus aspectos" pois a defesa da vida "é um campo infinito, formoso e valioso para que muitos se determinem a segui-lo".

Segundo o informativo Serviço à Vida, Dom Sgreccia se distinguiu "por sua generosidade e dedicação ao serviço da Igreja". É considerado o fundador da Escola de Bioética Personalista. Foi Secretário do Pontifício Conselho para a Família entre 1992 e 1996, Vice-presidente da Pontifícia Academia para a Vida entre 1994 e 2005, ano em que assumiu a Presidência desta Academia até 2008.

O futuro Cardeal Sgreccia visitou a América Latina em numerosas oportunidades. O Instituto de Bioética da Pontifícia Universidade Católica Argentina conferiu-lhe um Doutorado Honoris Causa.

"Celebramos esta designação como um reconhecimento a um sacerdote plenamente consagrado ao serviço de Deus e da Igreja, que entregou sua vida com amor a servir às pessoas ante os novos desafios abertos pelas biotecnologias, com rigor científico, caridade pastoral e plena humanidade", indicou Serviço à Vida.