O Parlamento Europeu decidiu conceder o Prêmio Sajarov à liberdade de consciência ao dissidente cubano Guillermo Fariñas, de 48 anos, um dos mais conhecidos opositores ao regime de Havana e que passou mais de 11 anos no cárcere. A decisão foi tomadapelos presidentes dos grupos parlamentares e será anunciada oficialmente no plenário pelo presidente da Eurocâmara, Jerzy Buzek, informaram fontes do P.E.

A candidatura de Fariñas foi promovida pelo Partido Popular Europeu e o grupo Conservadores e Reformistas Europeus, ao considerar que seu combate "é e seguirá sendo um exemplo para todas as pessoas que lutam pelas liberdades e a democracia", em palavras do eurodeputado do PP José Ignacio Salafranca.

Guillermo Fariñas, doutor em psicologia e jornalista, realizou 23 greves de fome ao longo de sua vida para protestar contra a censura e a violação dos Direitos humanos em Cuba.

A última foi iniciada em fevereiro deste ano depois da morte de outro dissidente, Orlando Zapata, uma greve que esteve a ponto de custar-lhe a vida e à qual pôs fim 135 dias depois, depois do anúncio da liberação de 52 detentos políticos em Cuba graças à mediação da Igreja Católica.

Os outros dois candidatos que optavam por galardão que outorga cada ano a Eurocâmara eram a ONG israelense Breaking the Silence e a líder opositora etíope Birtukan Mideksa. O prêmio está dotado com 50 mil euros e será entregue em uma cerimônia durante o plenário que terá lugar em 15 de dezembro em Estrasburgo.

O Parlamento Europeu concede anualmente o prêmio Sajarov à liberdade de consciência desde 1988 a pessoas ou organizações que se distinguiram por sua luta contra a injustiça e a opressão no mundo.