A Conferência Episcopal da Irlanda anunciou a realização de um especial Ano de Oração pelos católicos no país. Em assembléia geral, os prelados também trataram a importância da defesa da vida e o aprofundamento do mistério eucarístico.

Os bispos pediram aos fiéis unir-se à Vigília de Oração pela vida Nascente convocada pelo Papa Bento XVI para o 28 de novembro, primeiro domingo de Advento, assim como sua ajuda e colaboração no processo de purificação espiritual e moral ante os dolorosos casos de abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero.

Os prelados também expressaram sua gratidão ao Papa por sua Carta aos Católicos da Irlanda de 19 de março deste ano e reconhecem "a necessidade da profunda renovação e uma nova visão para inspirar a geração presente e as futuras a entesourar o dom da fé comum".

Os bispos agradeceram a recente carta do Santo Padre aos seminaristas, que "ressalta elementos fundamentais de uma formação integral humana e espiritual para todos os que se desempenharão no ministério sacerdotal".

Os prelados também discutem sobre a ajuda da Igreja na Irlanda ao Paquistão e o Haiti, o Congresso Eucarístico Internacional de Dublin de 2011, a celebração do mês de outubro como Mês Missionário, e a aplicação da nova tradução do Missal Romano ao inglês.