O Papa Bento XVI decidiu elevar à dignidade de Cardeal um sacerdote e historiador alemão especializado em Galileu Galilei e no Concílio Vaticano II, o Pe. Walter Brandmüller.

O presbítero nasceu em Ansbach na parte norte da Baviera em 5 de janeiro de 1929. Foi ordenado sacerdote em 26 de julho de 1953. Foi professor de história da Igreja em Dillingen e Augsburg.

Em 1998 o Papa João Paulo II o nomeou Presidente do Pontifício Comitê de Ciências Históricas que desempenha um importante papel no cenário científico e teológico, e que também colabora nos processos de canonização.

Sua principal investigação está em relação com os Concílios ecumênicos. Por isso publicou o Annuarium historiae conciliorum desde 1969, e uma série de livros sobre este mesmo tema teológico.

Sempre defendeu a idéia fundamental de que o Concílio Vaticano II não está separado nem deve separar-se dos 2000 mil anos da Tradição da Igreja e que deve ser compreendido neste marco, como o assinalou em diversas ocasiões o Papa Bento XVI.

Na Alemanha o Pe. Brandmüller também é conhecido por seu trabalho sobre Galileu. Em seu livro "Der Fall Galilei" (O caso Galileu) explica que a Igreja não o condenou por razões astronômicas a não ser filosóficas. Deste modo assinala que Galileu deduziu a partir de suas investigações e as de Copérnico uma visão heterodoxa e quase panteísta do mundo.

O sacerdote de 81 anos destaca no grupo de 24 novos cardeais anunciados pelo Papa Bento XVI na quarta-feira 20 de outubro depois da Audiência Geral. O consistório para a criação dos novos cardeais será o próximo 20 de novembro.