O Papa Bento XVI recebeu ontem o novo embaixador português no Vaticano, Manuel Fernandes Pereira, recordando a sua viagem a Portugal, em Maio último, e apelando a uma regulamentação da Concordata de 2004. No encontro o Papa encorajou “os esforços que se estão a fazer para uma completa e fiel aplicação" da Concordata assinada entre Portugal e a Santa Sé "nos diversos campos da Igreja Católica e da sociedade portuguesa. "De uma respeitosa colaboração e leal entendimento entre a Igreja e o poder civil só poderão derivar benefícios para a sociedade portuguesa", precisou o Papa.

Já para o novo embaixador português, em nota publicada pela Agência Ecclesia do Episcopado Português "a Concordata atualmente em vigor constitui um instrumento plenamente apto a assegurar um relacionamento bilateral conforme não só com as nobres tradições e profundos laços históricos", mas também "com os relevantes interesses comuns contemporâneos em frutuosas condições de estabilidade e de respeito mútuo".

A respeito da visita que realizou ao nosso país, entre 11 e 14 de Maio de 2010, Bento XVI assegurou: "Jamais esquecerei o acolhimento caloroso a mim reservado, bem como a maneira gentil e respeitosa com que as minhas palavras foram recebidas".

"Considero que tudo isto tem também uma importância social: onde a sociedade cresce e as pessoas se fortalecem no bem graças à mensagem da fé, sai beneficiada também a convivência social e os cidadãos sentem-se mais disponíveis para servir o bem comum", acrescentou.

Manuel Fernandes Pereira, por seu turno, referiu que se mantêm "bem presentes na memória de todos os múltiplos gestos de carinhoso e paternal afeto para com Portugal e para com os Portugueses que Vossa Santidade, tanto na mencionada visita como ao longo de todo o seu pontificado, tem dispensado".

Após retribuir “sentimentos de estima” a Aníbal Cavaco Silva, presidente da República de Portugal, transmitidos por Manuel Fernandes Pereira, Bento XVI assegurou a sua "oração ao Altíssimo pela prosperidade e o bem espiritual de todos os portugueses”.

"Pela intercessão de Nossa Senhora de Fátima, peço ao bom Deus do Céu que assista, com a abundância dos seus dons, vossa excelência e sua distinta família, quantos servem o bem comum da Nação portuguesa e todo o seu povo, sobre o qual estendo a minha Bênção", concluiu.

Portugal era representado desde 2004, na Santa Sé, pelo embaixador João Alberto Bacelar da Rocha Páris que, cessou funções em Junho de 2010, data em que foi recebido, com a esposa, por Bento XVI.
A Santa Sé, enquanto órgão soberano da Igreja Católica, tem relações diplomáticas com mais de 170 países.