Esta segunda-feira 25 de outubro, o Presidente da Conferência Episcopal Chilena e Bispo de Rancagua, Dom Alejandro Goic, presidirá no Santuário Nacional de Maipú uma solene liturgia de ação de graças pela vida dos 33 mineiros resgatados em Atacama.

A celebração ecumênica tem entre seus convidados os sobreviventes e o Presidente da República, Sebastián Piñera. Os organizadores convidaram também igrejas e comunidades da Fraternidade Ecumênica do Chile.

"Nesta liturgia, junto à gratidão ao Senhor pelo feliz desfecho da operação ‘San Lorenzo’, será apresentada uma prece pelas intenções dos mineiros e seus familiares, assim como por todas as pessoas que fizeram possível o resgate, e pelo futuro daqueles que dedicam suas vidas às tarefas de mineração em nosso país", informaram os organizadores.

O Episcopado chileno também convidou "todas as pessoas que desejem agradecer o Senhor pelo resgate dos mineiros, a participar desta liturgia se encontrarem em Santiago ou em lugares próximos, ou a unir-se em oração desde seus lares e comunidades".

Os mineiros ficaram soterrados depois de um desmoronamento na mina San José de Atacama ocorrido em 5 de agosto de 2010. Os 33 trabalhadores foram localizados com vida 17 dias depois do acidente e permaneceram 70 dias a mais de 600 metros de profundidade. No dia 13 de outubro passado protagonizaram a operação de resgate mais bem-sucedida da história da mineração mundial.