No mês de novembro, o portal da comunidade católica Canção Nova comemora 15 anos de atividade. Primeiro portal religioso do Brasil, o www.cancaonova.com conta com mais de nove milhões de acessos únicos por mês. Está entre os primeiros no ranking dos sites com conteúdo católico mais acessados no mundo, liderado pela página oficial do Vaticano, segundo o site de rankeamento mundial 'www.alexa.com'.

Para comemorar a data, será promovida uma série de atividades. Destaque para o inédito seminário sobre evangelização na internet - o Intercato -, que acontece entre 23 e 24 de outubro, na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). O evento é gratuito e terá mais de 12 horas de duração, distribuídas em quatro palestras, projeto prático e oficina. Para participar, basta inscrever-se na página http://www.intercato.com.br.

A partir do dia 25 de outubro, o portal contará com uma página comemorativa, onde o internauta encontrará conteúdos exclusivos como wallpapers, vídeos, fotos e curiosidades sobre a história da Canção Nova na internet. Os usuários das redes sociais da Canção Nova (como Twitter e Facebook) terão a oportunidade de participar de promoções especiais durante o mês.

Fundada há 30 anos pelo Monsenhor Jonas Abib, a Canção Nova tem a missão de evangelizar através dos meios de comunicação. Quando decidiu trabalhar com a internet, em 1994, a rede mundial de computadores engatinhava no Brasil. Existia pouco conteúdo online e o acesso era restrito, em sua maioria, a estudantes universitários.

Hoje a Canção Nova investe em ferramentas que seguem o conceito de Web 2.0. Diversos aplicativos integram as atividades da comunidade católica na rede mundial de computadores, cujo projeto é chamado de “Santa Rede”. Entre eles: a WebTVCN, o Mashup, o WikiCN, a rede de relacionamento Gente de fé, o Portal de Blogs CN, o Canção Nova Mobile, o Podcast Canção Nova, o CN Chama, a rede de intercessão Bem-te-vi e o Mapa Católico e até games gratuitos para crianças. A comunidade também faz uso dos aplicativos já disponíveis na web para levar a Palavra de Deus, como o YouTube, o Digg, o Twitter, o Facebook, o Orkut, o Flickr, o Myspace e o Delicious. “Foi uma aposta ousada que deu muito certo”, define o superintendente do departamento de Tecnologia da Informação, Jorge Aparecido da Silva.