Em uma entrevista concedida à agência italiana APCOM, o Cardeal José Saraiva Martins, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, assinalou que o processo de beatificação do Papa Pio XII “procede sem nenhum problema”.

O Cardeal português assinalou durante a entrevista que em março de 2005 se realizará a primeira reunião com a comissão de historiadores encarregada de examinar o volumoso material recolhido nos anos de preparação da causa.

Depois da revisão dos historiadores seguirá a dos teólogos e, posteriormente a comissão cardinalícia.

“A causa do Papa Pacelli segue adiante sem problemas e nunca sofreu um ‘stop’ apesar das polêmicas destes dias”, disse o Cardeal ao APCOM.

“Como se sabe, tratavam-se de polêmicas jornalísticas que não tinham nada a ver com o central do trabalho de investigação, a seriedade dos estudos históricos com a complexidade do período em questão”, adicionou o Cardeal.

Por sua vez, o Pe. Peter Gumpel, um dos mais destacados peritos em Pio XII e promotor de sua causa, assinalou à imprensa italiana que “o processo de beatificação procede normalmente  e progride”.

“Não é verdade que o procedimento se desacelerou ou se deteve” como resultado de recentes denuncias contra Pio XII por parte da imprensa italiana, desmentidas rapidamente pelos principais historiadores. “São notícias absurdas”, adicionou o Pe. Gumpel.