A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Baruta, padroeira do município, informou que no sábado 16 de outubro roubaram da sagrada imagem dois terços de ouro de 24 quilates que datam da época colonial.

A Comunidade Paroquial informou que os ladrões profanaram o nicho onde se encontrava a imagem colonial de Nossa Senhora do Rosário de Baruta, uma das imagens mais antigas da Venezuela. Os dois terços levados pertencem ao ano 1700.

Segundo as primeiras averiguações policiais a pessoa que cometeu o roubo teria se escondido dentro da igreja porque –conforme informaram– não se forçou as portas da mesma.

Os membros da paróquia expressaram que "a perda não tem só um significado meramente religioso, mas também um valor histórico. Pelo qual fazemos um chamado a evitar que estes objetos sejam fundidos por antiquários ou ourives".

A paróquia informou que há vários anos em Baruta aumentou o número de furtos de peças e imagens religiosas que quase não se recuperam.

O furto dos pertences da imagem de Nossa Senhora do Rosário, ocorreu na véspera de sua festa patronal que se celebrou em 17 de outubro.