Um total de 34 delegados participam do segundo foro católico-ortodoxo na Europa, que se realiza na ilha grega de Rodas desde a segunda-feira até a sexta-feira 22 de outubro, no qual tratarão o tema das relações Igreja-estado.

São 17 os delegados católicos membros do Conselho das Conferências Episcopais da Europa os que se reúnem com outros 17 representantes das igrejas ortodoxas na Europa e abordarão o mencionado tema assim como o trabalho conjunto como testemunho das boas relações ecumênicas.

Este foro, explica a nota de imprensa, "não substitui o trabalho da Comissão Mista Internacional para o diálogo teológico da Igreja Católica e a Igreja ortodoxa que se realiza desde 1980".

O objetivo deste segundo foro "é concentrar-nos em assuntos antropológicos de importância crucial para o presente e o futuro da humanidade. A meta do foro é ajudar a definir posições comuns em assuntos sociais e morais. Ao fazê-lo nos ajudamos a entender como estão próximas as nossas doutrinas. Ao mesmo tempo damos a conhecer ao mundo nossas preocupações".