O Bispo de Tombura-Yambio (Sudão), Dom Eduardo Hiiboro Kussala, ressaltou em dois encontros em Londres e Edimburgo que os católicos no mundo devem ser solidários com a Igreja perseguida com suas orações e ajuda material, neste caso a que está no Sudão, no contexto do próximo referendum que decidirá em janeiro se as regiões do norte e do sul devem seguir unidas no país.

Nos encontros organizados pela organização católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o Prelado agradeceu aos fiéis de Grã-Bretanha por sua ajuda em meio deste "delicado e histórico momento".

"Pedimos sua amizade. Nossa terra ainda necessita paz", disse o Prelado.

Ao agradecer à AIS por seu grande trabalho pela Igreja no Sudão como por exemplo na ajuda ao seu seminário, o Bispo comentou que "quando penso na AIS penso no Bom Samaritano, o único que ajudou o que tinha sido abandonado e esquecido".

Dom Eduardo Hiiboro exortou aos benfeitores da AIS a unir-se em uma cruzada de oração pela paz em Sudão ante o próximo referendum.

Na Catedral de Westminster, o Bispo se dirigiu aos refugiados sudanês que tiveram que fugir durante a guerra civil do país. Comparou-os com os judeus do Antigo Testamento no exílio em Babilônia e os alentou a retornar a casa para votar.