Em uma Missa de ação de graças no acampamento Esperanza nos subúrbios da mina San José com 20 dos mineiros resgatados e seus parentes, o Vice-presidente da Conferência Episcopal do Chile, Dom Gonzalo Duarte, ressaltou a importância vital da família dentro da sociedade.

Na Eucaristia de ontem, o Prelado agradeceu o exemplo de fortaleza, solidariedade, de unidade e de vontade de viver dos mineiros e das famílias, assinalando que "a família é o melhor lugar para nascer, para crescer, para envelhecer e para morrer", ressaltando a importância de que os familiares permanecessem no acampamento durante os 70 dias que durou o soterramento dos 33 mineiros sob a jazida.

Do mesmo modo, assinala a nota de imprensa do Escritório de Comunicações da diocese de Copiapó, o Bispo, deu as graças de maneira especial às mães e as avós, que são "a coluna vertebral" do país.

Dom Duarte também exortou a confiar na justiça de Deus, que vela por casa pessoa, e acrescentou que deve agradecer pela resposta de Deus a nossas súplicas. "Deus atua por meio do homem e da mulher", disse, mencionando a inteligência do homem e da mulher, feitos "à sua imagem e semelhança".

O Bispo também agradeceu aos meios de comunicação e aqueles que "não saem na televisão, e que nunca sairão, aos que ninguém quer entrevistar", a todas as pessoas que anonimamente trabalharam por armar e sustentar o acampamento, aos que vieram de outros lugares para oferecer apoio, aos que deixaram suas ocupações diárias para dar parte de seu tempo acompanhando as famílias.