Uma placa em homenagem ao Servo de Deus João Paulo II será inaugurada no Museu do Holocausto no marco da Conversa de estudos sobre João Paulo II e a Shoá (holocausto de judeus na segunda guerra) que se realizará entre os dias 20 e 21 de outubro.

O evento é organizado pela Cátedra João Paulo II da Universidade Católica Argentina (UCA), o Museu do Holocausto, B´nai B´rith Argentina e a Confraternidade Argentina Judio Cristã.

Na quarta-feira a conversa terá lugar no Teatro Santa Maria e na Sede do Museu do Holocausto. Na quinta-feira será realizado no Museu do Holocausto e logo no Auditório Santa Cecília da UCA. Durante a primeira jornada será revelada uma placa em homenagem ao Papa João Paulo II no Museu do Holocausto.

Dentro do programa se tratará a amizade entre João Paulo II e a comunidade judia mundial, especialmente a polonesa. Além disso se prevê o testemunho de sobreviventes da Shoá e exposições sobre figuras vinculadas ao martírio dos cristãos dentro dos campos de extermínio, como por exemplo São Maximiliano Kolbe.

Para isso se contará com a presença do Vigário de Educação do Arcebispado de Buenos Aires, Pe. Juan Torrella; o Ex-secretário de Culto da Nação, Norberto Padilla; e a Presidente Instituto Emmanuel Mounier na Argentina, Inés Rega.

A conversa foi declarada de interesse geral pela Secretaria de Culto, Ministério de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto e pela Direção de Cultos, Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires.