A Comissão Executiva da Conferência Episcopal Argentina (CEA), alentou os argentinos a realizar "uma opção sincera, amadurecida e comprometida pela vida", para o qual emitiu uma declaração titulada "2011: O ano da vida".

No texto, a comissão da CEA se referiu ao convite do Papa Bento XVI a participar no dia 27 de novembro em uma vigília de oração pela vida nascente para que o começo do Advento seja um agradecimento a Deus pelo dom da vida "e para invocar seu amparo sobre cada ser humano chamado à existência".

"Como afirmamos no documento ‘Para um Bicentenário em Justiça e Solidariedade’, quando falamos do dom da vida, presente sagrado de Deus aos homens, ‘referimo-nos à vida de cada pessoa em todas suas etapas, desde a concepção até a morte natural’ e em todas suas dimensões: física, espiritual, familiar, social, política, religiosa, etc.", recordaram.

Por isso, indicaram, "como pastores e cidadãos, queremos reafirmar, neste caminho do Bicentenário e de modo especial durante o 2011, a necessidade imperiosa de priorizar em nossa pátria o direito à vida em todas suas manifestações, pondo especial atenção nas crianças por nascer, como em nossos irmãos que crescem na pobreza e marginalidade".

A comissão da CEA reiterou seu chamado a optar pela defesa da vida porque "não poderemos construir uma Nação que inclua todos se não prevalecer em nosso projeto de país o direito primário de toda pessoa sem exceção: o direito à vida da concepção".

Para isso pediram proteger a vida da mãe grávida e potencializar o vínculo mãe e filho a fim de cuidar da sua qualidade de vida até a morte natural. "Devemos encontrar caminhos para cuidar a vida da mãe e do filho por nascer, e assim, salvar os dois", assinalaram.