Ao receber na manhã de ontem o Presidente da Polônia, Bronislaw Komorowski, o Papa Bento XVI recordou o 32º aniversário da eleição à Sede do Pedro do querido Papa João Paulo II, ocorrida no dia 16 de outubro de 1978.

Conforme assinala o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, nas conversas se tratou o tema da colaboração entre a Igreja e o Estado "segundo as respectivas competências, para a promoção do bem comum. Reafirmou-se a recíproca vontade das partes de seguir cooperando de maneira eficaz nos âmbitos de comum interesse".

Estes âmbitos são, por exemplo, "a educação e a promoção dos valores fundamentais da sociedade, e se sublinhou a importância de tutelar a vida humana em todas suas fases. Finalmente houve um intercâmbio de opiniões sobre a atual situação na Europa".

Depois do encontro com o Papa o mandatário polonês se reuniu com o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano; quem esteve acompanhado do Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.