Ao apresentar a 11ª edição do projeto "O jornal na Classe", o Presidente do Observatório Permanente Jovens Editores (Itália), Andrea Ceccherini, assinalou que nesta ocasião o projeto que busca promover a leitura entre alunos das escolas italianas também inclui o jornal vaticano L’Osservatore Romano, no qual se publicam os diversos discursos, mensagens e homilias do Papa Bento XVI, que chegará a mais de um milhão 800 mil jovens entre 14 e 19 anos.

Em Milão, onde se realizou a apresentação do projeto, Ceccherini comenta que esta iniciativa para o ano escolar 2010 – 2011 abre os jovens a um conhecimento mais próximo da atualidade, para o qual também lançaram o site www.ilquotidianoinclasse.it, por meio do qual os alunos poderão comunicar-se com a redação dos diversos jornais participantes.

"Estamos orgulhosos de anunciar que esta iniciativa se abre hoje ao L’Osservatore Romano com o qual promoveremos, para o próximo ano escolar, também o concurso ‘Valores em curso: trabalhamos por nós’ para ter em classe um percurso claro no crescimento na responsabilidade e o amadurecimento", indica Ceccherini.

O objetivo deste curso é ajudar, junto aos 45 mil professores que se aderiram à iniciativa, a formar "jovens cidadãos mais conscientes e participativos, capazes de relacionar-se com os outros e sempre mais capazes de pensar por si mesmos".

"Os professores sabem que educar a uma geração a ler equivale a ajudá-la a pensar. E pensar é o mais entusiasmante e revolucionário exercício civil que uma escola competitiva e moderna pode praticar", conclui.