Com a oficina "Comunicação e liderança" deu-se início à formação dos voluntários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011 que se realizará em agosto e à qual comparecerá o Papa Bento XVI.

Os mais de 7 mil e 500 voluntários inscritos têm a possibilidade de formar-se em diversos campos começando pelo da comunicação, que é um dos campos aonde desenvolverão seu serviço.

"Administrações, instituições e fundações estão colaborando para que todos os voluntários do mundo tenham uma formação comum e além disso uma formação específica segundo a função a desempenhar, uma delas comunicação", assinala Pedro Besari, responsável por todos os voluntários da JMJ.

"Ao final, os voluntários são a cara e a voz da JMJ", assegura María Gil-Casares, responsável pelos voluntários de comunicação, e explica que "por isso se abordou a formação desde distintos aspectos: pessoal, institucional, espiritual e é obvio desde o ponto de vista da comunicação".

Uma destas voluntárias se chama Laura e é também assistente social. O que ela mais quer é ajudar os participantes com algumas capacidades: "aprendi a linguagem de gestos, assim, adoraria estar com pessoas surdas, e assim fazer que todos possam viver a intensamente esta JMJ", comenta.

Nesta primeira oficina, organizado pela Fundação Carmen del Noriega, especializada em promover os valores fundamentais na sociedade, também participou o voluntário Fernando que percorreu 500 quilômetros desde Málaga para assisti-lo. "Conheci a gente estupenda, que vive meus mesmos valores sem complexos. Acredito que esta é a melhor maneira de arrastar outros: que eles vejam você contente com o que você vive", afirma.

Para inscrever-se como voluntário para chegar à meta dos 20 mil que são necessários, pode ingressar em: www.madrid11.com/voluntarios