Uma numerosa delegação da Diocese de San Sebastián, liderada pelo Bispo local, Dom José Ignacio Munilla, participará este domingo na Praça de São Pedro no Vaticano da canonização da Madre Cândida Maria de Jesus, uma religiosa que se dedicou a promover as mulheres e fundou a Congregação das Filhas de Jesus.

Juana Josefa Cipitria e Barriola nasceu em Andoaín (Guipuzcoa), na Espanha, em 31 de maio de 1845. Quando abraçou a vida religiosa mudou seu nome para Cândida Maria de Jesus.

Em 8 de dezembro de 1871 fundou em Salamanca a Congregação das Filhas de Jesus com o fim de dar resposta "à exclusão da mulher e das classes economicamente fracos dos âmbitos do ensino". Em poucos anos, sua obra se estende por toda a Espanha e outros países. "Ao fim do mundo iria eu em busca de almas", dizia com freqüência.

A religiosa faleceu em Salamanca no dia 9 de agosto de 1912. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 12 de maio de 1996.

É a primeira mulher de Guipuzcoa a ser canonizada e a quinta pessoa desta lista que inclui Santo Inácio de Loyola, São Martinho da Assunção, São Domingo de Erkizia e São Miguel de Aozaraza.

O milagre aprovado para sua canonização foi a cura da religiosa de sua congregação María del Carmen del Val, quem sofreu uma grave enfermidade cerebral sem cura médica. A religiosa esteve em coma 12 dias e quando parecia que já não havia possibilidade de melhoria, a doente despertou e não apresentou traço algum de incapacidade neurológica nem psíquica.