O Escritório de Imprensa da Conferência Episcopal do Chile (CECh) relata hoje a intensa experiência que vivem os 33 mineiros na mina San José, seus familiares, os resgatadores e as autoridades presentes que já viram como, até o momento, 20 trabalhadores já puderam sair na cápsula Fênix.

Em uma nota titulada "Chile vive uma manhã de Páscoa" publicada no site da CECh se indica que "a palavra Deus se pronuncia com força no acampamento Esperanza quando os primeiros mineiros são retirados à superfície e se reencontram com seus familiares. O sinal da cruz na testa e a oração agradecida marcam da madrugada desta quarta-feira a operação ‘San Lorenzo’".

"Enquanto em distintos pontos do país se realizam vigílias de oração que concluirão com o resgate do último mineiro, um povo agradecido e emocionado seguiu com detalhe a operação ‘San Lorenzo’, como se batizou este resgate em homenagem ao diácono e mártir, padroeiro dos mineiros", prossegue.

Finalmente o texto assinala que "a gratidão a Deus se plasma com especial transparência nas palavras dos familiares, das autoridades, e dos próprios mineiros quando são trazidos à superfície. Alguns elevaram preces logo que foram liberados da cápsula Fênix 2 que os resgatou".

Os bispos, conclui a nota, "convidaram as comunidades a manter-se em oração e a dar graças ao Deus da vida por este momento pascal de que somos testemunhas".

Emotiva vigília no Santiago

Com uma Eucaristia presidida pelo Cardeal Francisco Javier Errázuriz, Arcebispo de Santiago, começou a vigília programada para ontem às 11:00 pm na paróquia El Sacrario, pelo bem-sucedido resgate dos mineiros. Esta jornada de oração culminará quando for resgatado o último mineiro, Luis Urzúa, de acordo à ordem estabelecida.