No dia 12 de outubro na Espanha e também em países da América Latina se celbra a memória da Virgem do Pilar de Zaragoza. Na Espanha, Milhares de fiéis chegados de o país e desde distintas partes do mundo, que fazem parte de 400 grupos, assistem na Basílica de Zaragoza à tradicional Oferenda de Flores à Virgem do Pilar, no dia em que a Igreja celebra à Mãe de Deus que acompanhou o Apóstolo Tiago na evangelização da Espanha.

Conforme informa o jornal La Razón, entre estes grupos presentes em Zaragoza está um provindo do Chile, que participa vestido de operários mineiros e que agradecem a Virgem por ter mantido com vida aos 33 trabalhadores soterrados na Mina de San José no deserto de Atacama. Eles se unem à cruzada de oração pelo bem-sucedido resgate que começará esta meia-noite.

Outros fiéis do exterior chegaram do Equador, Nicarágua, Bolívia, Peru, Honduras, Paraguai, México, Colômbia, Porto Rico, Venezuela, Argentina, Japão, Rússia, Bulgária, Romênia, China, Cabo Verde e Guiné Equatorial.

Todos eles realizam um manto com milhões de flores sobre uma estrutura metálica de 15 metros de altura e 16 de largura instalada no centro da Praça do Pilar da capital aragonesa.
A Virgem –que se eleva sobre uma estrutura piramidal de seis corpos de 40 toneladas– mede mais de três metros, incluindo a coroa e o manto para que se possa ver desde toda a praça.