A associação Ajuda à Igreja que Sofre informou que os católicos do norte da Índia, que há tempos sofrem o aumento da violência anti-cristã, pediram em uma pesquisa oficial que sua fé esteja no centro da missão da Igreja com os pobres e desfavorecidos.

Os resultados da consulta realizada em Simla-Chandigarh, no norte do país, mostra que os paroquianos consideram que dar um autêntico testemunho cristão é a máxima prioridade da diocese para os próximos anos.

O Bispo Ignatius Mascarenhas encarregou a sondagem pouco depois de assumir posto no ano passado. Os paroquianos coincidem com o Bispo na urgência de redobrar os esforços para dar prioridade à evangelização cristã "através de nossas escolas, nossa predicação, nosso serviço: proclamar às pessoas que é o amor de Cristo o que estamos compartilhando sem temer muito".

A segunda prioridade é a educação, com o compromisso particular de dar mais vagas para as crianças pobres nas escolas católicas. O apoio aos jovens figura em terceiro lugar, considerando que a Índia tem atualmente o maior número de jovens no mundo com famílias que têm entre três e quatro filhos.

Sua quarta prioridade é o desenvolvimento social, com uma ênfase especial nos direitos das mulheres e as meninas percebidas muitas vezes como uma carga para a família pois estão obrigadas a pagar um dote quando se casam.

Devido a este fato, com freqüência as meninas são abandonadas e morrem. Entretanto, AIS explicou que a Igreja cuida de numerosas menores em albergues religiosos. A última prioridade é ampliar a atenção da saúde, destaca a pesquisa.