O Arcebispo de Abuja (Nigéria), Dom John Olorunfemi Onaiyekan, expressou a dor da Igreja pelos atentados que dias atrás provocaram a morte de dez pessoas, e assinalou que "não podemos aceitar que se derrame sangue inocente".

Em declarações à agência vaticana Fides, o Prelado disse que o duplo atentado ocorrido a princípios de mês –enquanto se realizava o desfile militar pelos 50 anos da independência-, é "um fato novo, que jamais tinha ocorrido em nossa história".

Conforme relatou a imprensa, pouco antes do dobro atentado, o Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND), anunciou que na área perto do desfile militar tinham sido colocadas algumas bombas, e chamaram a evacuar a zona. "Na imprensa nigeriana circula a hipótese de que o duplo atentado seja obra do Al Qaeda", diz Dom Onaiyekan.

O Prelado esclareceu que "é só uma hipótese", que se deriva de uma informação enviada por inteligência dos EUA a da Nigéria.

"Se for confirmada esta teoria seria um fato preocupante, já que introduziria a dimensão religiosa em uma situação complexa de por si. No caso de que a reivindicação do MEND fosse considerada acreditável pelas autoridades, então me pergunto que é o que este grupo quer conseguir matando gente inocente", expressou.

O arcebispo disse que se podem compreender as reclamações sociais existentes, "mas não podemos, sob nenhuma circunstância, aceitar o derramamento de sangue inocente".