Ao receber esta manhã aos participantes do Congresso de Estudo pelo 20º aniversário da promulgação do Código de Direito Canônico Oriental, o Papa Bento XVI alentou as Igrejas Orientais Católicas a "conservar a própria identidade" em comunhão com Roma.

Depois de elogiar a decisão do recordado João Paulo II de dar às Igrejas Orientais católicas um "código completo, comum e adaptado aos tempos" distinto ao do rito latino para dar-lhes "um novo vigor apostólico", o Papa Bento XVI assinalou que este 20º aniversário é uma ocasião para "considerar em que medida o código entrou efetivamente na vida cotidiana das Igrejas orientais, estimulando os fiéis a viverem a fé segundo as riquezas do próprio rito".

"Como já foi dito muitas vezes, a já realizada plena união das Igreja Orientais Católicas com a Igreja de Roma não deve gerar para elas uma diminuição da consciência da própria identidade e originalidade. portanto, tarefa de todas as Igreja Orientais Católicas é a de conservar o comum patrimônio disciplinar e alimentar as próprias tradições, riqueza para toda a Igreja", continuou.

Depois de recordar a importante missão ecumênica, para a unidade de todos os cristãos, dos católicos orientais, o Santo Padre disse que no marco do "atual esforço da Igreja por uma nova evangelização, o direito canônico como ordenamento peculiar e indispensáveis da estrutura eclesiástica, não deixará de contribuir eficazmente na vida e a missão da Igreja no mundo, se todos os componentes do Povo de Deus sabem interpretá-lo sabiamente e aplicá-lo fielmente".

Finalmente Bento XVI respirou aos católicos orientais a seguir trabalhando pela Igreja no mundo, confiando-se ao "amparo da gloriosa e bendita Virgem Maria que com plena verdade é chamada Theothokos (Mãe de Deus) e que brilha como mãe excelsa da Igreja universal".