Segundo o jornal Diário de Noticias, centenas de católicos de Juiz de Fora iniciaram ontem uma corrente de oração dedicada ao engenheiro João José Vasconcelos Júnior, seqüestrado no Iraque há 15 dias. Será feita uma quinzena de orações à  Santa Rita, realizada todos os anos nas 15 quintas-feiras que antecedem a festa da padroeira, em maio.

O engenheiro João José Vasconcellos Júnior, que gerenciava obras da construtora Norberto Odebrecht no Iraque, desapareceu no dia 19 de janeiro, na cidade de Beiji, ao Norte de Bagdá. No dia 22 de janeiro, grupos extremistas iraquianos das Brigadas de Al Mujahideen e Ansar al-Sunna, ligados ao terrorista jordaniano Abu Musad al-Zarqawi, anunciaram em um vídeo o seqüestro do brasileiro.

Durante as jornadas de orações, espera-se a presença da mãe do engenheiro, Maria de Lourdes, que, desde a notícia do seqüestro, mantém-se em casa, sob cuidados médicos. “Queremos mostrar a solidariedade católica à família e pedir a Deus que inspire os seqüestradores com bons sentimentos para libertá-lo”, afirmou o padre Theodoro Verbrüggen. A família continua sem notícias do engenheiro. Através do Itamaraty, os irmãos acompanham as tentativas de negociação no Líbano e Jordânia.

O Ministério de Relações Exteriores do Brasil informou que autoridades governamentais, entidades, indivíduos e organizações religiosas e de assistência humanitária do Brasil e de diferentes países também estão envolvidas no esforço para libertar o engenheiro brasileiro.