O Cardeal Angelo Scola, Patriarca de Veneza, anunciou hoje que o Papa Bento XVI realizará entre os dias  7 e 8 de maio de 2012 uma visita pastoral a Aquileia e Veneza. O anúncio foi feito pelo Cardeal em seu habitual encontro com os sacerdotes ao início de um novo ano pastoral na Basílica Catedral de São Marcos.

Conforme informa a agência italiana SIR, o Cardeal Scola indicou que "este dom que o Santo Padre faz ao Patriarcado de Veneza coincide com a conclusão da visita pastoral que se realiza no Patriarcado desde 2004. Preparando-nos adequadamente e vivendo juntos este extraordinário evento poderemos compreender melhor os sinais preciosos que o Espírito pôs neste período de graça e abrirmo-nos assim com esperança para o futuro".

Seguidamente o Cardeal ressaltou o "grande valor" do fato que o Santo Padre tenha aceito inaugurar o ano de preparação interdiocesana para o evento do 2º Congresso de Aquileia para o que todos os representantes das dioceses do nordeste, Eslovênia, Croácia e Áustria são convocadas em Aquileia para o encontro com o Papa.

A visita do Papa Bento XVI a Veneza se dará logo depois dos 26 anos desde a visita do João XXIII e quase 40 anos depois da viagem de Paulo VI "e em estreita relação com a grata memória de Pio X, João XXIII e João Paulo II, os três Patriarcas Papas do último século".