Durante uma recente visita à sede a da organização Ajuda à Igreja Necessitada, o Padre Emmanuel Mbock-Mbock da diocese de Eseka, Camarões, assinalou que apesar das dificuldades “existem numerosas vocações” em sua longínqua localidade.

"Minha diocese é muito pobre e muitas enfermidades afetam a região da selva, principalmente a malária”, explicou o sacerdote e acrescentou que “apesar isso, existem numerosas vocações e cinco jovens são ordenados sacerdotes cada ano”.

O Padre Mbock-Mbock fez insistência na necessidade do apoio estrangeiro para a formação dos seminaristas e mencionou que outro dos problemas que devem enfrentar os presbíteros são as grandes distancias “que separam as paróquias das comunidades que estão se localizadas em povos afastados nos quais não existem lugares adequados para as celebrações litúrgicas”.

Questionado pela crise de vocações em países desenvolvidos, o sacerdote assinalou que no caso da Europa esta “se deve ao materialismo e a falta de amor”.

A diocese de Eseka está localizada ao sul de Camarões e tem uma população de 200 mil habitantes, 114 mil dos quais são católicos.