O Escritório Central Holandês de Estatísticas (OCHE) deu a conhecer esta segunda-feira um estudo no que assinala que os consumidores de maconha têm duas vezes mais probabilidades de ter doenças mentais à diferença dos não consumidores.

Em um comunicado apresentado pela citada organização se destaca que "a porcentagem de pessoas que têm uma saúde mental que não é boa é duas vezes mais elevada nos consumidores de maconha à diferença dos não-consumidores".

Conforme informa AFP, o estudo realizado entre 2007 e 2009 no que participaram 18,500 pessoas o "20 por cento dos consumidores masculinos de maconha padecem problemas mentais contra 10 por cento dos não-consumidores".

Esta proporção é similar nas mulheres: "28 por cento das consumidoras sofrem de problemas mentais contra 14 por cento das que não a consomem", explica a OCHE que precisa que "os homens fumam maconha mais freqüentemente que as mulheres: 6 por cento contra quase 2 por cento".

Seguidamente o texto explica que os problemas mentais que afetam os consumidores da maconha são "o nervosismo, a melancolia, a tristeza ou a impaciência". O estudo também mostra que 4 por cento dos entrevistados entre 15 e 65 anos fumou esta droga durante os últimos 30 dias.