O Presidente da Conferência Episcopal da Costa Rica (CECR), Dom Hugo Barrantes Ureña; e o presidente da Comissão Nacional de Pastoral da Família, Dom José Francisco Ulloa, defenderão a instituição familiar no dia 13 de outubro ante a Assembléia Legislativa do país.

Conforme informou a agência Fides, os bispos se apresentarão no foro sobre os direitos humanos e a família que a ser realizada no Parlamento. A reunião foi organizada pelos deputados Rita Chaves Casanoca e Oscar Alfaro Zamora, membros da Comissão de Direitos humanos da Assembléia Legislativa. Também assistirá o perito em bioética Juan Manuel Burgos e representantes da Aliança Evangélica e do Centro para o Estudo da família latino-americana (CIFEBAM).

Atualmente na Costa Rica há tentativas de modificar a legislação sobre a composição da família. Em agosto os bispos do país defenderam a família fundada na união entre um homem e uma mulher e apoiada nos princípios cristãos.

Em sua última assembléia, os prelados reafirmaram a identidade da família "e seu papel fundamental na formação da sociedade". Também recordaram que é no lar onde se dá a "educação e promoção humana".