O Arcebispo Emérito de Sevilha, Cardeal Carlos Amigo Vallejo, defendeu a presença dos símbolos religiosos nos lugares públicos e perguntou se com esta mania de querer erradicá-los se destruirá, por exemplo, o templo da Sagrada Família.

Durante a inauguração do Curso Acadêmico 2010-2011 no Instituto Teológico de Murcia, na Espanha, o Cardeal se perguntou se "com esta mania de erradicar os símbolos religiosos na presença pública, destruir-se-á o templo da Sagrada Família, onde Gaudí pôs símbolos religiosos, ou se demolirá a Catedral de Compostela".

Nesse sentido, também defendeu o direito à liberdade religiosa. "Não se deve ter medo à liberdade, e sim às limitações dessa liberdade religiosa", afirmou.

O Arcebispo também destacou o trabalho caritativo da Igreja, mas lamentou que a instituição familiar seja o que mais se maltrate nestes momentos. "O manancial mais fecundo de todas as coisas, é o mais maltratado que temos neste momento", tal como está acontecendo por causa do desemprego e da crise econômica, indicou.

O Cardeal Amigo também se referiu à próxima visita do Papa Bento XVI e destacou a preparação catequética que está sendo realizada, para que os fiéis aproveitem este acontecimento "que congregará multidões em Santiago de Compostela e em Barcelona".