O Arcebispo de Piura, Dom José Antonio Eguren, recordou aos fiéis que participaram da festa do Senhor Cativo de Ayabaca, que a peregrinação realizada o fim de semana não culminou mas continua na vida diária, pois a fé amadurece e se fortalece quando é levada à ação.

Na Missa realizada antes da peregrinação, o Prelado explicou que a fé cresce, amadurece e se consolida quando se manifesta na conduta diária. "O problema está quando não descendemos às conseqüências de nossa fé, quer dizer, quando não nos esforçamos por viver esta fé cada dia em todas as circunstâncias concretas da vida", advertiu.

Por isso, Dom Eguren indicou que “devemos viver nossas atividades cotidianas como autênticos cristãos, viver com coerência nossa condição de filhos de Deus, de filhos da Igreja. A peregrinação não acaba em Ayabaca, continua em nossa vida".

O Arcebispo de Piura recordou que a fé é um dom de Deus, "uma graça sobrenatural que antecede e sustenta todo esforço humano por acrescentar e fazer fecunda essa fé". Dom Eguren convidou a agradecer ao Senhor por este presente e de também pedir para que aumente a fé dos cristãos.