Em apenas dez horas 300 mil pessoas saíram ao encontro do Papa Bento XVI em sua breve visita à cidade italiana da Sicilia. As multidões que se congregaram em torno do Pontífice quebraram os recordes das visitas papais dentro da Itália.

O sub-diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, o Padre Ciro Benedettini, informou que segundo as cifras oficiais das autoridades sicilianas 200 mil pessoas se reuniram na Missa que o Papa celebrou no Foro Itálico.

Desde o altar, disse, havia gente em todo o campo visual e em cada momento do percurso papal havia uma linha sólida de pessoas para dar as boas-vindas ao Pontífice.

O sacerdote acrescentou que ao menos 30 mil jovens e famílias se reuniram no encontro com o Santo Padre em uma praça da cidade, e disse que para uma visita pastoral na Itália, "são as cifras mais altas que já vimos".

Do mesmo modo, destacou que o interesse pelo Papa aumenta nas últimas viagens, incluindo o que fez ao Reino Unido, onde foi visto por centenas de milhares de pessoas. Além disso, calcula-se que 500 mil pessoas se uniram ao Papa na Missa que celebrou no santuário Mariano da Fátima, Portugal, durante sua visita em maio passado.

O Padre Benedettini também se referiu ao reverente silêncio das multidões durante os eventos papais. Para o sacerdote, é um fato milagroso que se repete onde vai o Pontífice e recordou especialmente o silêncio das Missas no Bellahouston Park de Glasgow, no Hyde Park de Londres durante a vigília de oração e na beatificação do Cardeal John Henry Newman em Birmingham.