Na homilia da Missa que presidiu ontem na localidade italiana de Palermo em sua visita pastoral, o Papa Bento XVI exortou os presentes a não caírem na tentação do desânimo que afeta os que têm uma fé fraca, e alentou a fortalecer e fazer sólida esta fé em Deus para viver a vida cotidiana com esperança e assim "levar a força avassaladora do Evangelho" a todos.

Bento XVI reconheceu que em Palermo e em toda Sicilia "não faltam nem dificuldades nem problemas; penso, em particular, naqueles que vivem concretamente sua existência em condições de precariedade, por causa da falta de trabalho, da incerteza pelo futuro, do sofrimento físico e moral e por causa do crime organizado".

"Hoje estou entre vocês para dar testemunho de minha proximidade e de minha lembrança na oração. Estou aqui para dar-lhes um forte ânimo para que não tenham medo de testemunhar com claridade os valores humanos e cristãos, tão profundamente enraizados na fé e na história deste território e de sua população", continuou.

"Todos os textos da liturgia deste domingo nos falam da fé, que é o fundamento de toda a vida cristã", prosseguiu o Pontífice. "Como uma alavanca move muito mais que seu próprio peso, assim a fé, inclusive um pingo de fé, pode realizar coisas impensáveis, extraordinárias. A fé, confiar-se em Cristo, acolhê-lo, deixar que nos transforme, segui-lo sem reservas, torna possíveis as coisas humanamente impossíveis, em qualquer realidade".

Depois de alentar a conservar o sentido religioso que orienta a vida familiar em Palermo como uma "preciosa herança que deve ser custodiada zelosamente e se ser impulsionada ainda mais em nossos dias" e referindo-se ao Evangelho o Papa disse que "diante de Deus não devemos jamais apresentar-nos como quem acredita ter feito um serviço e por isso merece uma grande recompensa. Esta é uma ilusão que pode nascer em todos, também nas pessoas que trabalham muito no serviço do Senhor, na Igreja. Devemos, em troca, ser conscientes de que, em realidade, não nunca fazemos o bastante por Deus".

Logo depois de recordar que a Sicilia é terra de Santos, o Papa Bento XVI disse que "a fé lhes outorga a força de Deus para ser sempre confiantes e corajosos, para seguir adiante com novas decisões, para empreender as iniciativas necessárias para dar um rosto sempre mais belo a sua terra".

"Não se envergonhem do testemunho de nosso Senhor!", exclamou o Santo Padre. "Pelo que se deve envergonhar é do mal, por aquilo que ofende a Deus, pelo que ofende o homem; pelo que se deve envergonhar é do mal que se produz à Comunidade civil e religiosa com ações que não amam sair à luz!".

Seguidamente o Papa advertiu que "a tentação do desânimo, da resignação, chega a quem é fraco na fé, a quem confunde o mal com o bem, a quem pensa que ante o mal, com freqüência profundo, não há nada a ser feito. Por outro lado, quem está solidamente situado na fé, quem tem plena confiança em Deus e vive na Igreja, é capaz de levar a força avassaladora do Evangelho".

"Assim se comportaram os Santos e as Santas, ao longo dos séculos, em Palermo e em toda Sicilia, assim como leigos e sacerdotes de hoje, que todos conhecem, como por exemplo o Pe. Pino Puglisi", sacerdote assassinado pela máfia.

"Que eles sejam –concluiu– quem lhes custodie sempre unidos e alimentem em cada um o desejo de proclamar, com as palavras e as obras, a presença e o amor de Cristo. Povo da Sicilia, olhe com esperança seu futuro! Vive com valentia os valores do Evangelho para fazer resplandecer a luz do bem! Com a força de Deus todo é possível!".