Ao inaugurar o Congresso Mundial da Imprensa Católica, que se realiza entre os dias 4 e 7 de Outubro em Roma, o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio María Celli, assinalou que os desafios das novas tecnologias marcam o futuro da imprensa católica.

Logo depois da oração inaugural, na qual estiveram presentes 180 representantes de 85 países, Dom Celli destacou que resulta fundamental analisar o tema da imprensa católica no contexto mundial atual, marcado pelas novas tecnologias e a realidade do uso da multimídia.

"Encontramo-nos aqui para escutar. Temos muitas perguntas, inquietudes e sugestões. Queríamos elaborar juntos respostas e tentativas de respostas", disse o Arcebispo.

Mais adiante explicou que o encontro pretende refletir sobre a imprensa católica na perspectiva do serviço, seu papel na sociedade e na Igreja, assim como sua capacidade de acompanhar a vida de seus leitores, não só dos que pertencem à comunidade católica.

"A imprensa laica se pergunta por seu futuro. A imprensa católica se pergunta por seus desafios, por sua identidade e sua missão", disse o Prelado.

Dom Celli assinalou que a imprensa católica pode ser um instrumento privilegiado para facilitar a compreensão intelectual da fé, porque "a cultura da palavra requer a busca de Deus".

Desde esta perspectiva, convidou a expor-se o que é o que marca a notícia sobre a Igreja, "em uma época em que o insignificante emerge como evento, o importante se esquece ou se cala, e a religião se reduz a uma esfera privada da vida".

Imprensa católica e seus desafios

O Escritório de Imprensa da Conferência Episcopal do Chile informou que o primeiro dia do evento contou com a participação da sub-diretora do Projeto para a excelência do Jornalismo do Pew Research Center, Amy Mitchell, quem expôs sobre o mudança que experimentou o consumo de notícias nos Estados Unidos.

Por sua parte, Michael Pruller, sub-diretor da publicação austríaca Die Presse, expôs o panorama dos meios impressos a partir da realidade européia e destacou o comportamento da circulação global de jornais.

Em sua intervenção Marco Tarquino, diretor do periódico católico italiano Avvenire, destacou o valor dos conteúdos nos meios da Igreja e a necessidade de dar respostas claras, acreditáveis e com autoridade frente aos desafios destes tempos.

Por sua parte, Dominique Quinio, diretora de La Croix, definiu os eixos a partir dos quais sua publicação na França propõe a prática do jornalismo cristão.

Michael Rutz, diretor do semanário alemão Rheinischer Merkur, destacou a necessidade de estar presente como Igreja nos cenários dos meios de comunicação, em uma perspectiva de futuro.

Finalmente, Greg Erlandson, Presidente do Our Sunday Visitor, da arquidiocese de Baltimore, refletiu sobre o valor da identidade católica nos meios impressos, como resposta à incerteza e confusão do entorno.

Depois deste painel, os participantes integraram grupos de trabalho por idiomas, e neles refletiram a respeito da realidade da imprensa católica em seus países de origem.