Em um encontro realizado na sede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), representantes diplomáticos de diversos países expressaram seu interesse de colaborar com o êxito deste evento que será realizado em Madrid no próximo ano. Apesar de suas carências, a embaixada do Haiti também ofereceu sua ajuda.

O Arcebispo de Madrid, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, convidou os representantes das 50 nações reunidos a colaborar com "este evento cujo interesse foi crescendo exponencialmente durante seus 25 anos de história". O Cardeal afirmou que "as fluída relações com as embaixadas nos facilitarão a preparação e o desenvolvimento da Jornada para que seja todo um êxito".

Os assistentes mostraram sua vontade de colaboração. Inclusive o Haiti, apesar das seqüelas do terremoto de janeiro, ofereceu sua ajuda. "Recebemos tanta generosidade dos espanhóis desde nosso país que queremos dar um apoio total à JMJ", expressou Yolette Converse, embaixatriz deste país. Ela informou que já estão contatando "as famílias haitianas de Madrid para que acolham os jovens".

Por sua parte, o Bispo Auxiliar de Madrid e coordenador general da JMJ, Dom César Franco, animou os representantes diplomáticos a organizarem atividades dentro do Festival da Juventude da JMJ.

"Trata-se de uma jornada mundial, católica, universal; e isto se deve refletir nas representações artísticas e culturais de todo o mundo", assinalou.

Segundo os organizadores, estima-se que ao redor de um terço dos jovens provenha do exterior. Até o momento há 150 mil jovens de mais de cem países inscritos.