Esta quarta-feira foi marcada pelas intensas celebrações e atos de fé de norte a sul pelo Brasil. No dia de Nossa Senhora das Candeias, 2 de fevereiro, a Cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, recebeu mais de 250 mil romeiros, na festa mais tradicional da região.

A bênção dos chapéus na despedida dos romeiros e a procissão das velas marcaram, ontem, o final da Romaria de Nossa Senhora das Candeias neste Município.

E em Porto Alegre, cerca de 30 mil pessoas, de acordo com a Brigada Militar, participaram  da procissão de Nossa Senhora de Navegantes, nesta quarta-feira, em Porto Alegre. Apesar da chuva fina que atingia a capital gaúcha no início da manhã, o movimento foi grande nas ruas.
Os fiéis deixaram a Igreja do Rosário, onde ocorreu uma missa às 7h, e seguiram em direção ao Santuário dos Navegantes, onde houve a festa. A romaria percoreu várias ruas da cidade até o Santuário dos Navegantes onde uma missa campal foi celebrada pelo arcebispo metropolitano, Dom Dadeus Grings.

No fim da procissão, os devotos lançaram nas águas do Rio Guaíba presentes para a Nossa Senhora dos Navegantes flores, fitas e grinaldas.  A festa é a mais tradicional comemoração religiosa de Porto Alegre e ocorre há 130 anos. À noite, após um concerto, a imagem de Nossa Senhora foi devolvida ao altar.