O Arcebispo de Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, exigiu respeitar os direitos das crianças nascidas e das que estão por nascer, dando resposta às necessidades dos menores que são abandonados e andam pelas ruas.

Durante uma Missa pelo Dia Internacional dos Direitos do Menino, o Cardeal recordou aos pais seu dever de velar por seus filhos. Recordou que aspectos como a alimentação e a educação não devem faltar na vida de uma pessoa. "Essas duas coisas deviam ser garantidas mais ainda quando há um lar, uma família e pais que realmente tenham consciência de ser pais", afirmou.

Do mesmo modo, o Cardeal agradeceu às instituições que acolhem as crianças. Entretanto, lamentou que não haja uma resposta "à legião de crianças que andam pelas ruas pedindo nos semáforos".

Em outro momento, o Arcebispo se referiu também aos casos de abusos sexuais cometidos por sacerdotes e assinalou que isto é algo que envergonha e pelo qual se deve pedir perdão. O Cardeal deu estas palavras ao referir-se ao caso de um pastor evangélico acusado de abusar contra mais de 40 crianças em Santiago.

"Vocês viram nestes dias um senhor que apareceu aí na imprensa que tinha abusado de 40 crianças, também por desgraça alguns sacerdotes no mundo tiveram a debilidade de abusar também deles, isto  nos envergonha e pedimos perdão por isso", manifestou.