O Arcebispo de Mercedes-luján, Dom Agustín Radrizzani, recordou que a Eucaristia é o sacramento da unidade, ao presidir uma Missa por um jovem assassinado durante uma onda de violência que sacudiu sua comunidade.

Dom Radrizzani explicou que "o amor de Maria e o amor à Eucaristia formam em nós esta consciência de unidade, de fraternidade, de solidariedade, de caridade e de amizade". Por isso pediu a Jesus, por intercessão de Maria, "a graça da unidade", e sublinhou que "a unidade e o amor mútuo são fonte de fecundidade apostólica".

O Prelado destacou a necessidade de "comunidades, paróquias capelas, colégios, em permanente estado de missão", mas esclareceu que o "ideal missionário" deve ser "fruto da fé em Jesus e em seu projeto de salvação". Acrescentou que "este empenho não será conseqüência do entusiasmo ou da coragem, ou da boa vontade. Se não alimentarmos a vida de caridade, será um fogo passageiro que não encherá nosso coração, não preencherá nossa fome de Deus".

O prelado também pediu à Virgem "a graça de sermos uma verdadeira comunidade que procuremos mais o que nos une e deixemos de lado o que nos divide".

Por último, pediu aos presentes que ajudem os sacerdotes "a ser sempre testemunhas incondicionais do inesgotável amor de seu Filho Jesus"; que as paróquias "sejam na verdade casa e escolas de comunhão, comunidades orantes, fraternas e apostólicas"; que os colégios "eduquem na fé e no compromisso cristão"; as instituições e "ajudem seus membros a procurar só o Reino de Deus" e que as religiosas e religiosos, sejam "fiéis a seus carismas, sirvam a toda a Igreja".